5ª com Aula – A Arte de Tratar – Por uma Psicanálise Estética

Dia 27/9, com Celso Gutfreind. Evento aberto ao público da área. Participe!

Como conceber a psicanálise sem a arte? Sem que seja pictórica, narrativa, melódica, esculpida, pouco importa o meio e os recursos para contar uma história… A partir desse questionamento, Celso Gutfreind aborda em “A Arte de Tratar – Por uma Psicanálise Estética” as obras em que Freud lançou seu olhar sobre diferentes manifestações artísticas.

 

Receberemos o autor para palestra e lançamento do livro, dentro do nosso projeto 5ª com Aula, que mensalmente recebe convidados especiais da área de saúde mental, literatura e artes.

 

Público convidado: Área de saúde mental e estudantes

Data: 27/9

Horário: 20h

Local: Anfiteatro do Instituto (General Souza Doca, 70 – Bairro Petrópolis)

 

Sobre o Autor É escritor e médico. Como escritor, tem 33 livros publicados entre poemas, contos infantojuvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior (França, Luxemburgo e Canadá). É colunista da revista Estilo Zaffari. Tem textos traduzidos para o inglês, o espanhol e o chinês, e seus livros Narrar, ser mãe, ser pai e Tesouro secundário foram editados na França. Recebeu alguns prêmios, entre os quais se destacam Açorianos 93 e Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores, em 2002, 2007, 2011, 2012 e 2014. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2011 e bolsista do Clube de Escritores Ledig House, em Omi (Estados Unidos), em 1996. Como médico, tem especialização em medicina geral comunitária, psiquiatria e psiquiatria infantil, mestrado e doutorado em psicologia pela Universidade Paris 13. É analista com funções didáticas de adultos e crianças pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Atualmente, trabalha em consultório e é professor convidado no curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pela Artmed, lançou os livros A obra de Salvador Celia, A infância através do espelho e Crônica dos afetos.

 

É gratuito! Para reservar sua vaga, cadastre-se no formulário abaixo: