É hora de procurar ajuda para seu filho?

Menino na terapia infantil
Para cada fase da vida há um cuidado específico, e esse cuidado se intensifica quando falamos sobre a infância. O adulto é a  principal referência da criança, e o vínculo de confiança estabelecido nessa etapa proporcionará um ambiente onde ela possa sentir-se segura para explorar o mundo e se comunicar através de gestos e da fala.

 

Então, é preciso estar atento às crianças para perceber se há algo diferente nos seus comportamentos e ações, para poder buscar ajuda do profissional mais adequado.

 

Quais são os sinais de que seu filho precisa de ajuda profissional?

 

A criança pode apresentar dificuldades diversas, seja de aprendizagem (dificuldades na escola), de comunicação (problemas na fala, por exemplo), ou de ordem emocional, quando a criança começa a apresentar comportamentos que interferem no funcionamento esperado, como ter explosões de raiva inexplicáveis, não conseguir  interagir com os amigos, se machucar, ter crises de humor, medo extremo, não conseguem expressar o que sentem ou expressam de forma diferente, (crianças deprimidas podem demonstrar irritabilidade e não somente tristeza).

 

Tudo isso pode significar que é um bom momento de cuidar da saúde dos pequenos, e isso pode envolver áreas diferentes de ajuda profissional.

 

Mas como saber qual profissional é o indicado para o momento do seu filho?

Nesse momento, seria adequado uma avaliação psicológica para compreender o que está acontecendo e, assim, oferecer um espaço de ressignificação para a criança conseguir  retomar o seu desenvolvimento.

 

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

 

É uma avaliação técnica que utiliza entrevistas e testes psicológicos para orientar e auxiliar no diagnóstico e encaminhamento do paciente.

A avaliação visa obter uma compreensão da personalidade, conhecer o funcionamento da criança, seu histórico, e sua interação social, verificar o desenvolvimento mental e apontar tanto as potencialidades e habilidades presentes e favoráveis como as dificuldades. Com a avaliação, será possível encaminhar para o profissional mais adequado.

 

Avaliação Psicológica Infantil
Avaliação Psicológica Infantil

 

PSICOTERAPIA INFANTIL

 

A psicoterapia infantil é conduzida por um psicólogo, que promove um espaço para acolhimento das angústias, medos e inseguranças da criança. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções dela. Sabemos que as crianças  verbalizam menos e tem outras formas de comunicações, por isso, o atendimento à ela é feito de forma lúdica, ou seja, “brincando”.

No início, ou ao longo do processo, é possível que as sessões sejam acompanhadas dos pais ou do responsável pela criança. Dessa forma, o terapeuta pode reunir informações sobre a história dela e conhecer a dinâmica da família em que a ela está inserida, podendo assim auxiliar os pais na melhor maneira de intervir nas dificuldades da ciança e também entender como re-significar os eventos traumatizantes.

 

Psicoterapia Infantil

 

FONOAUDIOLOGIA

Quando procurar um Fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo atua no processo de avaliação e tratamento de diversas dificuldades da comunicação. Isso inclui a linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

A maioria das crianças emitem as primeiras palavras em torno de 1 ano de idade. Aos 2 anos podem ser capazes de emitir frases com duas palavras, ter um vocabulário em média de 40 e compreender quase 200 palavras, cada uma no seu próprio ritmo. Porém, cada criança tem seu tempo e diversos fatores podem influenciar neste processo.

Se os pais, o pediatra ou a escola perceberam que há atraso relevante em alguma fase, vale a pena buscar ajuda de um fonoaudiólogo. No Instituto Cyro Martins este atendimento pode ser domiciliar.

 

 

Fonoaudiologia

 

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

 

O que é?

A psicopedagogia clínica se encarrega de avaliar e intervir nas dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem de crianças e adolescentes. O trabalho do psicodegago é o resultado de uma investigação sobre a forma como a criança ou adolescente aprende, identificando áreas de maior competência e maiores limitações.

 

Que dificuldades são essas?

As dificuldades podem se manifestar de diversas formas, por exemplo:

  • Falta de interesse na aprendizagem escolar
  • Maneiras diferentes de aprender
  • Desorganização nas tarefas escolares
  • Dificuldades na compreensão de textos
  • Dificuldades na comunicação escrita de ideias
  • Dificuldades na interpretação e estratégias de solução de problemas matemáticos

 

Quais distúrbios são atendidos pelo psicopedagogo clínico?

A dislexia, disgrafia (erros de ortografia), discalculia (falta de entendimento das operações matemáticas), disortografia (dificuldades na escrita de textos), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e deficiências intelectuais leves e moderadas.

 

Quando procurar um psicopedagogo?

Aceitar que a criança ou adolescente está com algum tipo de dificuldade na aprendizagem não é fácil. A decisão de buscar apoio exige muita coragem e determinação, porém, quanto antes esta decisão for tomada, menos sofrimento causará à família e, principalmente à criança/adolescente. Quanto mais precoce for a intervenção, mais fácil e possível a reversão do sintoma.

 

Psicopedagogia

 

 

Procure nossa equipe!

Com confiança, assiduidade, persistência e paciência por parte de todos os envolvidos neste processo (criança-família-escola-profissional) formaremos uma grande parceria em busca de sucesso nesta caminhada!


Aqui no Instituto Cyro Martins atendemos crianças e adolescentes em todas essas áreas. Se você tem uma dúvida específica ou gostaria de entender como funciona nosso atendimento infantil, entre em contato pelo telefone (51) 3338-6041 ou pelo whatsapp clicando direto aqui