Primeiros passos na clínica: uma dança delicada a dois

Os primeiros passos na clínica

Primeiros passos na Clínica: uma dança delicada a dois

Uma reflexão para aqueles que são, já foram ou desejam se tornar psicoterapeutas…

Iniciar na prática clínica é como abrir as páginas de um livro cujos capítulos são escritos a cada sessão, a cada encontro humano que se desenrola no consultório. 


O primeiro desafio reside na arte de equilibrar a teoria com a prática.

O vasto conhecimento adquirido durante a formação encontra-se agora com a realidade fluida da interação terapêutica. Afinal, a teoria é a bússola, mas o terapeuta em formação precisa aprender a navegar pelos mares imprevisíveis das emoções humanas.


Outro desafio está no balanço entre distanciamento e envolvimento emocional.

Como profissionais, somos instigados a manter uma postura neutra, mas a verdade é que não podemos ser sempre indiferentes aos desafios, dores e triunfos que nossos pacientes compartilham conosco.

Aprender a equilibrar empatia com a objetividade é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a experiência.


A incerteza também é uma constante nesta jornada.

Lidar com a ambiguidade, reconhecer as limitações do conhecimento e conviver com a falta de respostas definitivas são essenciais. São nesses momentos de não saber que percebemos a beleza da jornada, onde terapeuta e paciente caminham lado a lado.

Além disso, a gestão das próprias emoções é um desafio intrínseco à prática clínica. A capacidade de reconhecer e processar as próprias reações diante das histórias emocionalmente intensas dos pacientes é uma habilidade e um exercício constante de autorreflexão e autenticidade.

Em resumo, a jornada inicial na clínica é uma experiência de aprendizado profundo, repleta de desafios que se tornam os alicerces da maturidade profissional.

Encontramos na clínica um terreno fértil para o crescimento, onde a teoria se entrelaça com a experiência humana de maneiras que nenhum livro poderia predizer. 

Cada momento de autenticidade  compartilhada com o paciente contribui para a construção de uma relação que é única e genuinamente transformadora, imbuídos da profunda certeza de que a psicoterapia é, antes de tudo, uma delicada dança a dois.