Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

A Psicopedagogia e a Neuropsicopedagogia são duas áreas da saúde-educação que tem como foco o processo de aprendizagem humana.

Você sabe quando encaminhar para o psicopedagogo/neuropsicopedagogo?

Quando houver queixa, hipótese ou diagnóstico de:

  1. dificuldade de aprendizagem;
  2. resistência às situações de aprendizagem;
  3. baixo desempenho acadêmico;
  4. dificuldades na socialização do conhecimento;
  5. desatenção, desmotivação;
  6. dificuldades de organizar tarefas acadêmicas;
  7. diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem;
  8. TDAH;
  9. transtornos de espectro autista.

Avaliação Psicopedagógica

A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo. Seu objetivo principal é entender a origem da dificuldades, transtorno ou distúrbio apresentado.

  • Acontece através de instrumentos próprios da psicopedagogia;
  • Em alguns casos será indicada a intervenção psicopedagógica.

Avaliação Neuropsicopedagógica

A avaliação neuropsicopedagógica tem como objetivo investigar as dificuldades e distúrbios de aprendizagem a partir do entendimento do funcionamento cerebral. O foco principal é avaliar a aprendizagem relacionando os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia e pedagogia.

  • Acontece através de testes quantitativos, qualitativos e ecológicos não restritos e com valor cientificamente comprovado e normatizado.
  • Em todos os casos será feito relatório neuropsicopedagógico e encaminhado ao psiquiatra, neurologista ou médico pediatra para aceitar ou refutar a hipótese diagnóstica.
  • Em alguns casos será solicitada a participação de outros especialistas para contribuir com a hipótese diagnóstica (neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, professores) assim como o relato familiar.

Você sabia que o Instituto Cyro Martins conta com esses profissionais no seu corpo clínico?

Atendendo crianças, adolescentes e adultos.

Avaliação de TDAH em adultos e crianças.

Marque a sua consulta e vamos conversar. Não adie a investigação do problema. Vamos encontrar a solução.

O importante é a pessoa.